O Circo

 

A cor, a surpresa, o susto, a luz, o brilho, os padrões que se misturam, os animais, os estalos, os gritos, a música, as gargalhadas, o algodão doce, as queijadas de Sintra, as vozes imperceptíveis do público…

 Circo, espelho meu, espelho nosso!…

No Circo vejo a nossa imagem reflectida: o leão, o tigre, o elefante… o nosso lado selvagem. O “Batatinha” que faz feliz o outro, que é ingénuo, que cai vezes sem conta, que leva bolachadas, mas o sorriso não se lhe descola. O ilusionista que engana a percepção das coisas, vestindo-se com mistério. O malabarista que desafia as leis da gravidade. O trapezista que corre riscos e é aventureiro. O palhaço sério, com a mania que é sabichão. O domador/dominador dos impulsos agressivos ou que, através da força, quer domesticar outras forças e…a arena, o círculo que define o espaço onde esses papeis se desenrolam e que os separa dos outros, os expectantes que reagem e fazem reagir, alimentando ou não a alma dos artistas que é o Circo.

Olhando agora para o exterior, o Circo está construído duma forma fácil de montar e de desmontar e de ser transportado para outros locais. Está protegido duma forma resistente, com uma lona que deixa arejar o seu interior. É flexível, é aberto a outros mundos.

Uma particularidade: os artistas e nós, os actores sociais, dão o seu melhor quanto maior for a identificação do Fato com a Alma. E é então que Ela brilha tal como um doce algodão fabricado com a emoção das cores, dos sorrisos, dos abraços, das surpresas…

 Marília Ribeiro

“Se não tens voz, grita!”

“Se não tens pernas, corre!”

“Se não tens esperança, inventa!”

Advertisements

One thought on “O Circo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s