Cores d’Outono

 

Para trás fica Portalegre. À frente aproxima-se um cenário de bonitos carvalhos que se vão despindo e cobrindo a terra com um manto de folhas amarelas. Os muros que dividem as parcelas de terra constituem-se de pedras revestidas pelas cores do tempo de Outono. A estrada estreita contorna a serra, sempre a subir. Já perto da Portagem passo por um túnel de magestosos freixos com seus troncos cintados de branco e, no fim deste túnel, podemos apreciar o seu efeito. O efeito do qual falo é este:

 

 

 

 

 

 

 

Subimos até Marvão e, na subida, moram os castanheiros que nesta época nos presenteiam com os seus frutos que cresceram dentro de ouriços.

A Festa do Castanheiro que vai decorrer na vila de Marvão no mês de Novembro é uma homenagem ao castanheiro e seu fruto. O ambiente nubelado provocado pelas castanhas a assar em assadores gigantes é fantástico, porque misturado com o frio que se faz sentir naquele pequeno tecto do mundo, porque misturado com as risadas e os sons provocados pelos animadores de rua e pela multidão, porque misturado com o artesanato e os produtos gastronómicos, porque misturado com a arquitectura das casas de habitação, pinta-se um quadro assim…assim…que só vendo!

http://www.cm-marvao.pt/noticias/noticiasdet.asp?news=430

Anúncios