As andorinhas e o meu gato

 

Em Junho, depois dum dia de sol e de mar na Comporta, jantámos num dos muitos restaurantes espalhados pelo recinto das festas de São João em Évora. Depois, fomos apreciar as banquinhas de artesanato e, por fim, o que os feirantes tinham para vender. Eu já ia com a ideia de procurar, nas tendas das loiças, em cestos junto ao chão, umas andorinhas para poisar nas paredes das minhas duas varandas. Encontrei andorinhas de três tamanhos, aquelas às quais chamo as “primas” das de Bordalo Pinheiro.

Tenho a imagem destes passarinhos de cerâmica que se vendiam aos bandos na feira de Sacavém e que as senhoras (incluindo a minha mãe) compravam com o objectivo de adornar as suas varandas e, quem sabe, espantar as que nos visitavam, não fossem querer lá fazer ninho!…

Ora bem, comprámos duas, uma para cada varanda, de tamanho médio e lá estão, “poisadas” na parede. Temos um gato que últimamente insiste em ir para as varandas. Eu, quando estou na sala percebo que ele me pede para abrir a porta da varanda e eu abro-a, pois, pensava eu, que talvez ele quisesse ver algum gato, pois há por ali muitos. Ontem numa caminhada que eu e o Zé costumamos fazer depois de jantar ele explicou-me quem ele pretendia ver. O Tico, assim que o Zé abre a porta da varanda do quarto, foge para lá, com a velocidade de um tiro e sabem o que faz? Põe-se a olhar para cima, para a parede, na direcção da prima da andorinha de Bordalo Pinheiro. Como descobriu ele que existem dois pássaros, um em cada varanda? Será que vai visitá-los com a expectativa de os ver voar, mexer as asas? Coitado, deve achá-los muito estranhos…pássaros que não usam as asas para voar dali

Deixe uma Resposta

