Palavras Soltas

 

Soltem-se! Disse a caneta às palavras, mas elas não, elas continuam presas umas às outras.

Palavras grandes e pequenas juntavam-se muitas vezes nas mesmas formas para formar pensamentos que pudessem ser lidos por todas as pessoas e, ao lê-los tantas vezes, repetidamente, essas pessoas faziam daqueles, os seus pensamentos e agiam dentro dos limites traçados pela sua forma.

“As pessoas são manipuladoras”, criticam as pessoas, mas, ao agirem, manipulam as pessoas.

“As pessoas são mentirosas”, criticam as pessoas, mas, ao agirem, mentem às pessoas.

“As pessoas são oportunistas”, criticam as pessoas, mas, ao agirem, estão atentas a uma oportunidade para sublinhar o seu egoísmo.

Estas palavras ditas em frases (as entre aspas) formadas dentro destes limites, ao mesmo tempo estravazam-nos, porque são generalistas e uniformizantes de comportamentos como se a verdade, “não há ninguém igual”, não fosse verdade.

Estas palavras ditas em frases formadas, usadas com frequência, apagam, ao longo do tempo, as nossas diferenças – as boas diferenças, as genuinas, as originais e realçam, as acções iguais às daqueles que criticamos, embora tenhamos sempre uma desculpa do tipo:”mas… o meu caso é diferente…não queiras comparar”.

É com a caneta que vejo melhor ao perto, é com a caneta, que muitas vezes fica presa na mão, sem acção, presa a pensamentos que eu tornei meus através de processos, alguns dos quais ainda não tenho consciência, é com esta mesma caneta, igual a tantas outras uniformes e formatadas, que afinal, se vão soltando as palavras dessas formas de pensamento e, deformadamente, e, por que não, caóticamente e, por que não, aleatóriamente se encontrarão com outras e desse encontro nasça um sentido que seja o nosso, individual e/ou colectivo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s