Cheira a fim de verão

 

Hoje a manhã acordou fria e ontem, já pressentindo que este verão fresco não me voltasse a convidar para ir até à costa, fui à praia da Comporta, embora desnoitada pelo Festival do Crato. Esteve um dia quente e o contraste com a água fria resultou numa temperada combinação se bem que, automaticamente, me viesse à memória sensorial a morna temperatura do mar de Tavira, ainda muito recente. Ao fim da tarde fui à Sociedade Recreativa da Comporta para repetir uma dose de caracóis saboreada em Junho, mas já tinham sido todos comidos! Não podendo comer caracóis ali, substituí aquele tempo por outro de passeio pelas ruas. Fiquei surpreendida com a loja que abriu na antiga padaria. Esta mantém as características físicas das padarias que  conheci em criança, mas hoje estas características convivem com bonitas roupas e acessórios. Um antigo armazém de arroz expõe, hoje, artigos de decoração para casas que eu também gostei e depois…depois, apaixonei-me por um espaço onde brilham joalharia asiática e caxemiras manufacturadas num mundo longe do nosso, mas também tão próximo, pois consegui tocar-lhe!

Valeu a pena aquele Domingo em que a tarde se avizinhou fresca, cheirando a fim de verão.

Na minha viagem de regresso fotografei também o regresso a casa destas cegonhas que adotaram este eucalipto gigante e deram-lhe vida ao aninharem-se-lhe por pisos formando uma colónia. Acho que o que não deixou morrer este eucalipto, nú de folhagem, foi estar enraizado junto a um vale de arrozais. As cegonhas que nesta árvore poisaram, perceberam a sua localização estratégica e confirmaram, à sua maneira, a Lei de Lavoisier

 “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”…

Deixe uma Resposta

