setembro na aldeia

 

Hoje esteve um dia como aqueles que setembro me habituou. Quente! Afinal a chuva e o fresco não vieram para ficar.

Como tem sido costume esta é uma semana de férias na aldeia e, como tem sido costume, espero que seja quente, quente o suficiente para me convidar para uma sesta depois de almoço, para me convidar, ao fim da tarde,  a um passeio por carreiros que nos levam às hortas, chães, longuedas, tapadas habitadas por frutas e legumes há uns pares de anos atrás. Em alguns destes lugares persistem as oliveiras com robustos e relevados troncos, as videiras, os fetos que serviam para estender a roupa ao sol quando eu ajudava a minha avó a lavá-la no tanque da horta e brincava com as rãs nos intervalos,  os silvados dos quais hoje colhi umas amoras e comi ainda mornas pelo sol, as fontes nas quais parávamos para refrescarmos a cara e os braços e, nas noites, irei dar a volta ao universo mais próximo, ao olhar as estrelas que desta aldeia se veem tão bem, até aquelas que estão mais longe e por isso pequeninos pontos de luz.

É igualmente semana de pinturas, desta vez do portão e das portas de ferro azul alentejo que não aguentarão mais um inverno sem tinta nova, pois a ferrugem já dá cor de si. E o nosso quintal cheira a figos passados. É difícil aproximarmo-nos da figueira que deu fruto pela segunda vez neste verão. Ela foi conquistada pelas abelhas na nossa ausência, mas, apesar desta conquista, ainda lhes roubei dois figos, fugi para fora do seu alcance e comi-os.

São estes alguns dos prazeres duma aldeia que conheço desde criança e que se re-petem um a um, sentidos como na primeira vez em outros setembros.

É por isto que gosto muito de setembro faça chuva ou sol

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s