Feira da Castanha

 

É bom estar lá no cimo da serra com frio e com sol comendo castanhas quentes,  assadas em caldeiras sobre belas fogueiras. O cheiro acompanha-nos por todo o lado, fujo do fumo quando está próximo demais.

Hoje chove, chove, chove e chove! Que chova hoje para que sábado e domingo espreite o sol

Voltei aqui porque a saudade de comer castanhas assadas na rua visitou-me. A memória mais remota e apetecível que tenho destes momentos situa-se na baixa de Lisboa, à entrada da rua Augusta. Os Assadores de Castanhas com seus dedos pretos apanhavam, ao semi acaso, uma meia dúzia ou uma dúzia delas e, apressadamente,acondicionavam-nas em cones de folhas arrancadas das “Páginas Amarelas” e nós, que naquele tempo achávamos os escudos que elas custavam muito valiosos, dividíamos a dúzia ou a meia entre nós pedindo, em voz inaudível, que nos calhasse uma castanha saudável! Descíamos a rua Augusta, parávamos na Spordágio e víamos os novos mayos, imaginávamo-nos a usá-los nas aulas de ginástia; ou nos Porfírios para apreciar e experimentar uma peça de roupa diferente…e, ao manusear as licras, as fazendas, as lãs, verificávamos que a cor negra das cascas queimadas pelo calor das brasas persistia também nos nossos dedos.

Neste momento, se eu quiser umas castanhas assim, falta pouco para dar 400 escudos (ou será que já custam este “tipo” de preço?). Bem, o melhor é pensar desta forma: num momento assim, se eu quiser umas castanhas parecidas com aquelas, resisto, espero por um fim de semana, compro as castanhas cruas e asso-as numa lareira que para mim é muito especial, dentro dum assador de barro, em cima duma trempe, em lenha de oliveira – pedaços de troncos que ainda existem dum fogo que fez sucumbir um pequeno olival em 2003. Estas oliveiras que sucumbiram ao fogo há 8 anos, afinal não se deram por vencidas pois hoje, e através do fogo, são vida.

                                                Aquecem e alimentam

Apetece-me castanhas assadas!

Advertisements

One thought on “Feira da Castanha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s