o 3º dia em “arte-factos da minha história”

 

Hoje a escolha foi para o ferro de engomar e olhem, o que vou contar-vos sobre a forma como se passava a ferro antigamente,  não sei se é real ou se foi a minha avó que me contou. Já vos aconteceu, não já? parecer que um acontecimento foi vivido por vós, mas afinal está na vossa memória, por impressão duma fotografia ou marcado pela audição duma história contada por alguém.

Este ferro de engomar que o namoro entre a humidade e o oxigénio teve tempo para salpicar de ferrugem, leva-me a uma viagem bem até lá atrás, à minha infância e, neste momento, estou a ver-me sentada ao lado de uma mesa onde a minha avó passava a roupa a ferro. Ela colocava dentro do ferro umas brasas roubadas ao fogo da lareira ou da braseira, borrifava os lençois de linho ou de algodão quando ressequidos pelo calor abrasador duma outra brasa, o sol das longas tardes de Julho e de Agosto e, assim que colocava o ferro em cima daquela brancura que caracterizava a maioria dos lençois da altura, subiam pelo ferro até às mãos, umas pequenas nuvens que lançavam ao mesmo tempo um som fervilhante. Era o que eu mais gostava… ouvir aquele som! Era um som que queimava as mãos. Eu tive essa experiência, porque ficavam guardados para eu “engomar”, os panos de loiça, os guardanapos, as cuecas…. as peças pequenas…e poucas, porque se isto que vos conto não é fruto da minha imaginação, eu não podia com aquele ferro por muito tempo, pois era feito de ferro e, como tal, pesado para os meus braços fininhos de criança já crescidinha, sim, porque eu cresci de repente até aos 10 anos, cheguei a ser a maior (em altura) das minhas amigas e depois estacionei no metro e cinquenta e seis.

4 thoughts on “o 3º dia em “arte-factos da minha história”

Deixe uma Resposta

