o 4º dia em “arte-factos da minha história”

 

Resolvemos pousar estas coisas e loiças lá no alto, numa prateleira em cima do armário de parede feito em madeira, algumas depois de muito uso.

lembro-me daquele galo de Barcelos desde que me conheço poisado sempre no alto dos armários;

a malga fabricada na Fábrica da Loiça de Sacavém com o desenho do cavalinho serviu muitas vezes para eu comer as filhós feitas na véspera do Natal ensopadas em café com leite;

amiga! o tradicional prato da pastelaria Flôr Elvense que servia a tradicional sericaia, aquela feita pelo teu avô!

os bules, o açucareiro, o pote e os pratos que, se nicados,vemos a cerâmica já fragilizada, como se tivesse osteoporose;

por este último motivo, o da fragilidade, estão todos lá no alto fora do alcance de toques descuidados.

e os chamados “amarelos” que as donas de casa se esmeravam em fazer brilhar areando-os com uma mistura de areia, vinagre e…não me lembro do resto…(?)…(?)…sal?

Vi, nas vésperas das Festas de Santo António em Junho, o arroz doce sendo preparado em caldeirões parecidos com estes. Depois era servido em pequenos pratos do tamanho de pires dispostos nas mesas vestidas de branco que ocupavam um pedaço da estrada que dava acesso ao centro da aldeia, aquele junto à ermida onde ainda hoje mora Santo António, o casamenteiro. Ali, naquele tempo, quase não existiam automóveis, muito menos automóveis a circular à noite – só me lembro do carro dum senhor, o senhor do táxi que o desligava nas descidas para poupar a gasolina.

Uma boa noite com uma doce canção

4 thoughts on “o 4º dia em “arte-factos da minha história”

Deixe uma Resposta

