o 6º dia em “arte-factos da minha história”

 

No penúltimo dia destas pequeninas histórias, vou mostrar-vos duas bonecas de duas gerações diferentes. A boneca feita de pasta de papel que pertenceu à minha mãe (ou à minha avó?) e a boneca de pano que a minha mana me ofereceu quando começou a trabalhar. É uma boneca do início dos anos 70 e, por isso, quando me foi oferecida usava uma mini-saia branca. Depois, passou a usar umas calças à boca de sino, aquelas que usa hoje nas suas pernas compridas. Brinquei bastante com esta boneca de pano. Tanto que a cabeça ao oscilar tantas vezes para trás e para a frente, para trás e para a frente, caiu-lhe várias vezes do corpo. À boneca de pasta de papel quase não lhe posso tocar, pois os braços desmancham-se constantemente.

Quando olho para esta boneca, a mais nova, lembro-me de ti mana 😉 Lembro-me de te preocupares em me dares prendas giras como esta boneca e o pato amarelo. Lembro-me das birras que fazia para me levares a passear com as tuas amigas; dos dias inteiros na praia do Conde de Azervadinha, com o nariz pintado do branco do creme Nivea e tu insistindo para eu tirar o soutien, porque naquele tempo começou a  usar-se o topless e eu com 12, 13 anos não queria, tinha vergonha! E…assim que nasceu o dia da liberdade foi uma canseira de teatros, cinemas, canseira, porque um pouco maçadores, muito sérios, mas adorei o Fernão Capelo Gaivota!; a participação em manifestações na Av. da Liberdade gritando: “O povo, unido, jamais será vencido!”…;ofereceste-me o meu primeiro livro de educação sexual e disseste-me: “lê, se não perceberes alguma coisa sublinha e depois pergunta-me que eu explico-te.” Acho que tirei as dúvidas com as minhas amigas e nunca te perguntei nada. Um dia, quando andava a ver o que ainda restava na casa dos pais, encontrei-o e uma das palavras sublinhadas sabes qual era? “orgasmo”. Olha lá,  eu a chegar ao pé de ti e perguntar: “oh mana o que é um orgasmo??”!!!!!; Levaste-me para o Gerês, fizemos campismo selvagem, tive um pesadelo com um lobo que espreitou para dentro da tenda; fomos para a ilha da Madeira…foste uma boa mana! a minha mãe mais nova 🙂

bem, isto tudo por causa desta(s) boneca (s) – a boneca mais velha e a boneca mais nova

4 thoughts on “o 6º dia em “arte-factos da minha história”

  1. Pois gostei muito maninha e obrigado por gostares de mim. Para mim és não só a irmã mais nova como a minha filha mais velha, mistura de sentimentos mas muitos bons. Quanto ao lobo se era ou não não sei, mas sei que entrou um animal na tenda por isso não foi nem sonho nem pesadelo.

Deixe uma Resposta

