Mistério

 

Teresa Salgueiro tem um novo álbum chamado “Mistério” e, ontem, apresentou-o aqui na nossa cidade no auditório do Centro de Artes e Espectáculos. Vou mostrar-vos a canção que mais gostei e ouvir. Chama-se “Lisboa” e as palavras que ela escolheu para retratar a Capital de Portugal são aquelas através das quais eu vejo a cidade que também me ajudou a crescer.

“Mistério”, porque a vida é mesmo um mistério e, é por a vida ter esta característica que nós nos apercebemos de quanto somos frágeis. Por outro lado, a nossa capacidade criativa cresce, muda, desenvolve-se devido àquele Mistério. Cada um de nós, através das palavras, da pintura, da fotografia, da ciência… tentamos decifrar e interpretar os mistérios da vida.

Vamos então ouvir esta bonita canção cantada pela bonita Teresa gravada no México há 3 semanas e que eu ouvi ontem pela primeira vez

“Anoitece
Nas vielas e nas esquinas
Nas escadas e nas colinas
Nas calçadas feitas à mão
No bater do meu coração
Mas não me canso de percorrer
A cidade em que vim nascer
Onde o Tejo vem adormecer
E é uma porta aberta para o mar
Um convite p’ra navegar
E que abraça quem quer chegar
Desde sempre assim foi

P’las manhãs
Do Castelo desço a Alfama
Labirinto de casas brancas
Enfeitadas com andorinhas
E que é o berço de tradições
Do velho fado, das procissões
Das tabernas e dos pregões
E onde nas ruas pequeninas
Ainda ecoam trovas antigas
E se inventam novas cantigas
De louvar ao bom Santo António
Que Lisboa venera.

Eu só queria desenhar nesta melodia
O amor à minha cidade
Teimosa fantasia

É assim
Que eu gosto de imaginar
Esta Lisboa secular
Onde habitam todos os povos
De tantas raças, velhos e novos
A cidade mais luminosa
Bela, mágica, radiosa
Eu vou sempre cantar
P’ra ti Lisboa
De entre todas a mais formosa
Bela, mágica, radiosa
Vou p’ra sempre cantar.”

6 thoughts on “Mistério

  1. Mmhmmmm. Nice song. I look forward to when the album is available in the US. I especially love the song “A Espera” from the new album. Now if I could just buy the album….. Patience is not one of my virtues. 🙂

  2. Así es Lisboa, tal y como la describe la canción; el sentir portugués está impreso en esas hermosas calles de los barrios antiguos y en esas casa llenas de vida y de cálida luz.
    Preciosa canción, amiga mía.

  3. Sim José é uma canção linda, linda. Comprei o CD no dia do espectáculo e hoje já ouvi algumas canções no meu carro. Estou apaixonada por esta canção de Lisboa!

Deixe uma Resposta

