Santo António

 

Hoje é o Dia de Santo António de Lisboa, o Santo Casamenteiro que abençoou ontem o casamento de mais uns pares de noivos. Muitas noivas lisboetas optam por casar nesta altura e, assim, alimentam a tradição do padroeiro de Lisboa. Na noite de Santo António (12 de Junho) há festas espalhadas por todos os bairros onde se come a sardinha assada nos assadores de rua. Depois de assada, pegamos nela com as nossas mãos, deitamo-la numa fatia de pão e, com os dedos, vamos comendo aos bocadinhos. É uma delícia este ritual que geralmente é acompanhado com um copo de vinho tinto e também porque, no fim, chupamos o molho que fica nos dedos 😉 Existe fumo espanhado por todo o lado  cujo cheiro gorduroso da sardinha se entranha na roupa e cabelos. O nosso perfume, nessa noite, passa a chamar-se “essência de sardinha”. Este petisco é de tal forma saboroso que o povo criou o ditado “A mulher quer-se pequenina como a sardinha” 🙂

Depois? depois é o arraial. Ruas enfeitadas com bandeirolas coloridas e flores de papel. Os vasos de manjericos cheirosos estão por toda a parte expostos em bancas de madeira à espera que alguem os compre, o baile popular ao som de músicas como aquela que vos mostro em baixo e, na Avenida da Liberdade, o concurso de marchas populares onde os moradores de cada um dos bairros de Lisboa mostra a sua arte num desfile pela avenida abaixo.

Para terminar a noite, um cálice de ginginha é um empurrão para as profundidades do sono

Advertisements

6 thoughts on “Santo António

  1. Aquí es un santo al que le tenemos mucha devoción. también se le suele rezar para encontrar cosas perdidas; a mí me encanta la ternura de su imagen con el niño Jesús en brazos, es uno de los santos al que le tengo más cariño.
    Me parece que, para vosotros los portugueses, es importante también porque la señora de Fátima se presentó también un día de San Antonio; me encanta la manera portuguesa de entender la devoción.
    Un abrazo, amiga mía.

  2. Llego a tu blog desde el de Mercedes. Me ha encantado este post sobre la fiesta del patron de Lisboa. Precisamente volvi ayer de Lisboa y disfruté de los rituales tal y como los cuentas. Un saludo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s