as duas amigas

Há dois anos que as duas amigas não se viam! Mas está mais que comprovado que a amizade se alimenta à distância e as ausências não são ausências. Bastou um telefonema para Milita e Xana arranjarem rapidamente uma oportunidade para se encontrarem.

A noite estava chuvosa, não havia ninguém na rua. Era tarde e ela, num passo apressado, atravessou a estrada que já dormia, a praceta que já dormia, olhou através da saudade e com um sorriso o “seu” 2º andar direito da porta nº 1, onde viveu desde que nasceu até aos 27 anos. Subiu até à outra extremidade da praceta, parando na porta nº 10.

Quando ela era criança brincava todas as tardes naquela praceta. Brincava com o grande grupo de crianças que ali vivia nos anos 70. Muitas confidencias soltadas entre amigas foram ouvidas pelas paredes exteriores e interiores daqueles prédios, alguns encontros entre namorados ali foram presenciados e a Xana mora hoje no 2º andar esquerdo do nº 10!

Milita tocou à campainha e subiu as escadas até ao 2º andar. Naquela casa tinha ela entrado pela última vez há 38 anos, pois foi a casa da Isabelinha dos olhos verdes. A mãe da Isabelinha fazia um bolo de bolacha maravilhoso no seu aniversário. Assim que Milita entrou, recuou aqueles anos até ser novamente criança e sentiu o sabor as bolachas “Maria” ensopadas em café e cobertas com manteiga e açucar.

As amigas abraçaram-se e, depois, passaram a noite a conversar com uma fluidez como se a última conversa tivesse sido no dia anterior. Sentadas numa mesa redonda, beberam chá de camomila, comeram bolachas barradas ora com doce de abóbora, ora com doce de tomate confeccionados pela Xana. Deitaram-se às 2 horas da manhã, mas o sono não havia meio de espreitar. Continuaram a conversar, a conversar e, às 4 horas da manhã obrigaram-se a dormir, porque, no outro dia, tinham que se levantar às 6 horas para ir trabalhar.

Em miúdas, quando dormíamos nas casas umas das outras era assim, noites passadas em claro conversando, conversando, conversando…

2 thoughts on “as duas amigas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s