Diário de uma viagem – 3º dia

Dia 31 de Dezembro

Continua chovendo.

SONY DSC

Quando cheguei a Trafalgar Square parei, por um momento, no meio daquela grande praça. Depois, dirigi-me ao lindo edifício da National Gallery e, logo que entrei na primeira sala fiquei surpreendida com os quadros de Canaletto, o pintor de Veneza, das suas luzes, das suas sombras. Ali fiquei a apreciar os pormenores retratados a pincel, pensando como aquele trabalho seria difícil para mim…tão lindo!!…Ia eu para a segunda sala em frente, olho para o lado direito e, automaticamente, esqueço a sequência lógica da visita às várias galerias numeradas. Fui atraída pelo Impressionismo, fui atraída pelas cores de Renoir, Degas, Monet, Van Gogh…Olhei “olhos nos olhos”,os doze girassóis explodindo de cor, senti o cheiro a tabaco entranhado no cachimbo de Van Gogh o qual repousa eternamente naquela tosca e simples cadeira com assento em palhinha, estilo que me é bastante familiar desde a infância. Acordei das minhas memórias minutos depois e, findo o percurso ao longo das várias galerias, apreciei, do seu exterior, lá ao fundo, o emblemático Big Ben, aquele relógio com o qual é fácil sintonizar para nos contar histórias do seu tempo.

SONY DSC

Ao olhar para ele cá de baixo senti afinidade, calor, um calor amarelo torrado misturado com castanho.

SONY DSC

Olhei para trás e acenei à grande roda. Disse-lhe que voltaria à noite. Dei mais uma voltas, olhei a fachada da Abadia de Westminster e a do palácio de Buckingham.

À noite, após o jantar, fomos esperar o novo ano que percorreria todas as  cadeiras da London Eye e daria pulos até ao céu. O Big Ben anunciou a sua entrada em 2013 com as suas badaladas abafadas por estrelas de luz.

Deixe uma Resposta

