O espírito de uma canção

Quando se escreve uma canção que expressa sentimentos fortes, porque sentidos com alma e coração;
quando essa canção é cantada por quem viveu cada letra de cada palavra entoada;
quando isso acontece, a canção fica gravada na memória de um país. Imortal.
Foi isto que aconteceu com “Grândola, Vila Morena”.

Eu tinha 12 e 13 anos e 14 anos. Nos meses de Abril e de Maio desses “verdes anos”, ao lado da minha irmã, desci a Avenida da Liberdade com uma multidão de gente. Essa multidão de onde só eu conseguia ouvir a minha voz cantando aquela canção – eu cantava-a baixinho – essa multidão, escrevia eu, vibrava de tal forma ao cantar “Grândola, Vila Morena” que o espírito da canção se transformava em corpo – Manifestação.

Não há quem derrube o forte sentimento que esta canção guarda.

Deixe uma Resposta

