vai aonde te leva o coração

Últimamente, estes dias cinzentos e de chuva interminável têm sido uma fonte de sonhos.

Vou contar-vos.

Há cerca de duas semanas conheci um projecto que está a nascer na cidade onde eu vivo. Um projecto que visa iluminar o que uma sociedade global, capitalista abafou com a sua sombra: a Partilha a Dádiva, o Colectivo. Depois de me terem sido apresentados o Coração e a Mão deste movimento, descobri que o meu sonho de aprender a tecer num tear já não está assim tão longe. Sabem porquê? porque eu, ao comunicar a outra pessoa a essência deste projecto, essa pessoa teve a ideia de tirar de uma arrecadação o que lá estava guardado há anos sem utilidade!! eu nem queria acreditar!!! foi tão inesperado!!!……………..!!! estou falando de teares, de rodas de fiar, de muflas, de artigos do ofício de sapateiro e de cantaria. Essa pessoa teve a ideia de iluminar toda estas “mãos de arte”, cujos dedos tocam nas nossas tradições. Essa pessoa ficou tão entusiasmada com a ideia que teve logo vontade de comunicar com outra para lhe ceder um espaço para aí colocar todos estes tesouros e, então, nasceria uma escola de artes e de ofícios tradicionais que seriam uma dádiva à população, incluindo a população jovem, aquela desejosa de aprender com os mestres, tal como se fazia antigamente. Aí, se isto se concretizar, estarei sentada em frente a um tear… qualquer dia!…! Quem me ensinará? Talvez uma Anciã🙂 Os Anciãos, são a arte em vida.

Já viram?! a minha geração e as gerações mais novas ainda têm a oportunidade de “Aprender a Fazer” olhando para as mãos onde ainda corre o sangue, mãos envelhecidas, mãos com caminhos finitos traçados por rugas que guardam o calor das mãos dadas com a tradição.

Comigo aconteceu algo parecido com o que senti no dia em que postei isto”Favores em Cadeia“, e isto “Life Vest Inside

Como já perceberam fui contagiada e, nestes últimos dias, tenho olhado para dentro e para fora de mim à procura da essência da “minha” dádiva. Sei que, com ela, gostaria de abrir um pequeno trilho que talvez chegue (ou não) à essência da dádiva daqueles que eu vejo quase todos os dias, daqueles que estão perto fisicamente, daqueles que fazem parte da minha comunidade e depois? depois não sei…talvez aquilo que as pessoas despertarem dentro de si tenha energia suficiente para tocar noutras. Às vezes pergunto-me: será possível! isto? será possível desconstruir a sociedade globalizada para descobrirmos a cura para as suas doenças? Tchiiiii! não sei, se calhar esta pergunta nem sequer faz sentido. Fará sentido sim irmos até onde nos leva o coração

4 thoughts on “vai aonde te leva o coração

  1. Nice post. I love that you look to elders for learning. That is something that is not done enough in our youth-bound culture. We have so much to learn from those who have experienced more of life than we have. It is irrelevant that technology has changed etc. What matters is that we can learn from them how to live fulfilling lives regardless of our situation.

    I’m not sure deconstructing society to cure it’s ills is the most beneficial. It seems that we do too much of that now and all we end up doing is treating the symptoms. It seems an approach that would promote constructive unity would go further to heal society’s ills.

    You got me thinking again. Thanks for this post my friend.
    Hope you enjoyed your weekend. 🙂

  2. The sharing between cultures,
    the sharing of knowledge,
    the sharing of information,
    the sharing of life experiences,
    the sharing between generations,

    giving without expecting in return…

    Perhaps this is “an approach that would promote constructive unity would go further to heal society’s ills” that you speak🙂 – deconstruct the global society is to give a place to the identity of every human being – the prevention of future ills, and the cure of some present ones…

    Happy Sunday to you🙂

Deixe uma Resposta

