Ontem, sábado

Eram 8:30 horas quando cheguei ao cemitério. Os portões estavam escancarados e, ao fundo, perto do local onde o meu pai está sepultado, ouvi movimento de pessoas e uns sons os quais nunca ali tinha ouvido. Tremi, porque um pensamento assaltou a minha cabeça. Estariam a levantar os ossos do meu pai? Ele morreu há 7 anos. Estará na altura?… hesitei, depois mandei o meu pé direito avançar e continuei os meus passos. Quando cheguei ao local vi um homem dentro da cova rectangular e um outro cá fora. Perguntei se podia passar para visitar o meu pai que estava ao lado. A curiosidade fez-me aproximar da cova, espreitei e vi a parte inferior do caixão coberta de água e o senhor procurando qualquer coisa. Perguntei:
– Onde estão os ossos?
– Estão ao teu lado – respondeu ele.
Eu olhei para dentro do recipiente que estava do meu lado direito e vi uma esfera castanha e umas linhas. Pareceu-me uma pedra e uns ramos, mas era o crânio, ossos das costelas e vertebras, tudo da cor da terra. Perguntei de quem eram e eles responderam:
– São do marido de uma senhora que morreu ontem e vai ser enterrada hoje às 16:00 horas. Os ossos vão ser guardados naquele saquinho de algodão branco e, depois, antes de a senhora ser enterrada, abre-se o caixão e colocam-se os ossos aos pés da esposa.

Achei esta experiência muito bonita, romântica… Foi a primeira vez que vi uma cova aberta para, em vez de entrar, sair o que restava de alguém. Na véspera da ressurreição de Jesus Cristo, assisti ao levantamento dos ossos de um senhor, os quais seriam guardados num saco de pano branco e repousariam aos pés da sua mulher. O reencontro a seus pés…

Despedi-me e quando saí do cemitério, decidi fazer um passeio a pé até ao rio Tejo.

O sino da igreja contava até 9
SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Gosto de me sentar aqui
SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

A estrada terminou aqui. Eram 10:30h
SONY DSC

6 thoughts on “Ontem, sábado

Deixe uma Resposta

