o (in)(e)terno fio condutor

“Vem por aqui” — dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: “vem por aqui!”…”
José Régio

Este desabafo do poeta com o qual me cruzei hoje, interceptou algumas das minhas sensações.

Quando um amigo ou alguém em quem confio me diz “vem por aqui” e se eu tenho curiosidade em conhecer esse novo caminho eu vou.

Por outro lado, eu raramente digo aos meus amigos, colegas “vem por aqui”. Escorrego algumas vezes nessa tentação, mas…

Quando um projecto me alicia, vivo intensamente todos os seus compartimentos, à minha maneira, entusiasta, abro os braços à espontaneidade e às surpresas, antecipo a boa sensação de um sonho que se poderá realizar. É como se eu quisesse respirar tudo o que aquilo tem de bom até ao fim. Depois, se alguma das portas desses compartimentos se fecha, desanimo por uns instantes, mas depois não fico preocupada. Sinto “não é a altura” e não insisto. No futuro ficarei atenta, de vez em quando visito aquela porta só para ver se se quer abrir e, se ela se abrir eu pergunto: “posso entrar?” e depois, talvez: “queres vir?”

Eu pergunto-me: e se aquela porta nunca se abrir? eu respondo: se calhar abre-se, eu é que não vejo, porque há coisas que eu ainda não aprendi a ver.

Não quero pressionar ninguém a fazer algo que eu acho importante. Se alguém achar que algo que eu esteja fazendo é importante e queira participar, ficarei feliz. Eu gosto de dar espaço, eu gosto de dar tempo. Eu também preciso que me dêem espaço, eu também preciso que me dêem tempo.

2 thoughts on “o (in)(e)terno fio condutor

Deixe uma Resposta

