Dia 24 de Junho.

A minha mãe faria anos nesse dia e, se ela estivesse viva estaríamos a comemorá-los com certeza. Não sei por que terminou assim aquele dia…e como é a 3ª vez que eu venho aqui compor este texto, sinto agora que não há que fazer esforço para entender.

Nesse dia tinha combinado ir ao cinema com duas amigas ver o “Feiticeiro de Oz”. Deixei o Zé à porta da Escola de Dança e conduzi até ao parque de estacionamento da antiga e emblemática fábrica de cortiça “Robinson” agora encerrada e em ruínas, ruínas pelas quais me apaixonei quando há pouco tempo as visitei. Saí do carro, certifiquei-me que o tinha fechado e começo a descer. Lá do cima da rua verifiquei que o Centro de Artes e Espectáculos estava com muita gente à porta recebendo o calor da noite de Verão antes que o filme começasse. Ponho o pé na passadeira para atravessar a estrada e sinto um silêncio, um silêncio igual àquele que tinha sentido pela manhã. De repente, quando eu estava no fim da passadeira, este silencio é interrompido por uma pancada. Algo bate-me e derruba-me e arrasta-me pelo chão. Enquanto durou este arrastão eu pensava “NÃO, isto não pode estar a acontecer-me outra vez!!”. Estava zangada com a Vida, apetecia-me a discutir com ela!! Quando parei, vi uma mota do meu lado caída e percebi que tinha sido atropelada por quem a conduzia. Deitada no chão, muita gente ao meu redor fazia-me perguntas, algumas pessoas conhecidas chegavam e tranquilizavam-me e mais uma vez senti aquela angustia da incerteza: será que me aconteceu algo de grave?

Sinto que não me aconteceu nada de grave. Estou tranquila, desde ontem.

Há pessoas que se cruzam connosco de uma forma abrupta e dolorosa e outras, bem pelo contrario, cruza-se connosco de uma forma suave e calorosa. Aquele choque que aconteceu, foi um choque que interrompeu um silêncio absoluto que eu estava vivendo naquele momento em que atravessava a passadeira.

Neste momento gostava de ter jeito para pintar, gostava de expressar a imagem que esta vivência me sugere. Talvez o faça…mesmo sem jeito para pintar.

3 thoughts on “

Deixe uma Resposta

