sobre a Consciência Colectiva

O micologista Paul Stamets que trabalha investigando fungos há mais de 40 anos, acredita que os micélios podem trazer soluções para salvar o mundo. Segundo este cientista, eles podem limpar solo poluído, a tratar varíola e até a gripe. A rede que eles formam debaixo da terra, segundo o cientista, é capaz de auxiliar vegetais na busca da água.

A Teoria dos Campos Mórficos do Biólogo Rupert Sheldrake diz-nos que os campos morfogenéticos de todos os sistemas passados manifestam a sua presença em sistemas semelhantes e actuais influenciando-os, de forma acumulativa, através do espaço e do tempo. Os campos morfogenéticos são campos de forma, campos padrão, estruturas de ordem – morphe significa forma, genética significa origem.

A palavra-chave neste Sistema de Relações é “hábito”. É o hábito o factor que origina os Campos Morfogenéticos. Através do hábito estes campos vão variando a sua estrutura causando, deste modo, as mudanças estruturais dos sistemas aos quais estão associados. Em vez de existir uma grande aleatoriedade, não, certas coisas acontecem em vez de outras, porque os Campos Morfogenéticos funcionam com a presença do passado. É esta presença que modifica os eventos probabilísticos “Há uma espécie de memória integrada nos campos mórficos de cada coisa organizada. Eu concebo as regularidades da natureza como hábitos mais que por coisas governadas por leis matemáticas eternas que existem de algum modo fora da natureza.” (Sheldrake, 1981). Quase toda a natureza é inerentemente caótica ou seja, não é rigidamente determinada. A dinâmica das ondas, os padrões atmosféricos, o fluxo turbulento dos fluidos, o comportamento da chuva, todas estas coisas são naturalmente incertas. Os campos morfogenéticos agem sobre a matéria impondo padrões restritivos em processos de energia cujos resultados são incertos ou probabilísticos. Por exemplo, dentro de um determinado sistema um processo físico-químico pode seguir diversos caminhos possíveis. O que faria o sistema para optar por um deles? Do ponto de vista mecânico esta opção far-se-ia em função de diferentes variáveis físicas e químicas que influenciam o sistema, como por exemplo, a temperatura, a pressão, as substâncias presentes, a polaridade, etc., cuja combinação desencadearia o processo para determinado caminho. Se fosse possível controlar todas as variáveis em jogo poderíamos prever o resultado final do processo. Porém, não é assim que acontece, o resultado final é sujeito ao acaso probabilístico, algo quantificável através de uma análise estatístico e é o Campo Morfogenético relacionado com o sistema que reduz consideravelmente a amplitude probabilística do processo, levando o resultado numa determinada direcção. Esta teoria costuma ser exemplificada com a história do “centésimo macaco” a qual nos conta que determinado hábito iniciado por um indivíduo no local A, a partir do momento em que passa a ser adoptado pelo centésimo indivíduo, passa a generalizar-se espontaneamente no local B, sem ter havido “comunicação convencional” entre estes dois locais. O conhecimento adquirido torna-se património colectivo a partir de determinado número de indivíduos tocados por um hábito.

Portanto, sendo os campos morfogénicos campos que levam informação aos indivíduos de um sistema, funcionarão eles como aquela rede provocada pelos micélios que conduz a informação entre o mundo vegetal? Estarão os campos morfogénicos sendo responsáveis por uma consciência colectiva unificadora, mesmo que cada um de nós ainda não a veja, mas a sinta, apesar de elementos da raça humana provocarem a separação entre os homens?

Depois de ter tido contacto com estes assuntos chegou até mim uma mensagem: a última palavra é sempre da Natureza das coisas, estando os homens incluídos nessa natureza e não acima dela.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s